Mito Bar

Reforma / Uso comercial / Interiores
Ficha Técnica:                          
 
Belo Horizonte – MG, 2018/2019

Coordenador: André Pinto / Samuel Guimarães

Tipologia: Comercial / Nova Edificação
 
Cliente: Investidor Privado

No coração da Rua Pium-í, uma das mais boêmias da Zona Sul de Belo Horizonte, um lote vago usado como estacionamento parecia desperdício. Não por acaso um grupo empresarial de bares e restaurantes da região se mobilizou para viabilizar ali um empreendimento que se destacasse em meio aos vários outros nas adjacências.
Nesse contexto a Aptar foi contratada para desenvolver um projeto comercial de ambiência polivalente, que variasse do barzinho à casa noturna, passando pela música ao vivo. O terreno com apenas 300m² e normas de regulação urbana bastante restritivas se mostrou um desafio ainda maior pelas demandas por velocidade de construção, grandes vãos sem apoios e pé-direito alto.
A solução adotada que solucionou a maioria dos obstáculos citados foi a estrutura metálica híbrida, fazendo uso de perfis enrijecidos em aço para o salão e contêineres navais para os demais ambientes. Grandes panos de vidro duplo ligeiramente inclinados mantém o contato visual com o exterior, e ainda direcionam o ruído para o teto revestido com material absorvente, garantindo o desempenho termoacústico da edificação, que é climatizada. Ainda que o aspecto quase industrial do sistema construtivo seja um destaque, a iluminação cenográfica e revestimentos lúdicos visam proporcionar uma experiência memorável aos clientes.
O afastamento frontal foi tratado como uma grande varanda, proporcionando aos passantes e frequentadores um ambiente descontraído ao ar livre, uma visão privilegiada tanto dos materiais brutos que compõe a edificação, quanto do intenso movimento da Rua Pium-í.

© 2020  por Aptar Arquitetura

Avenida do Uruguai, 335, Sala 16 Bairro Sion. Belo Horizonte - MG

Telefone: +55 31 2510-4321 | Email: aptar@aptar.arq.br

Todos os direitos reservados.