COBETURA PARA O PRÉDIO 30 - PUC-MG

Edifício Educacional
 Ficha Técnica:                             
 
Belo Horizonte – MG, 2018-2019

Coordenador: Augusto Ribeiro
 
Coautoria: Thiago Viegas

Colaboração: Samuel Guimarães
Luminotécnico: Samuel Guimarães

Imagens 3D: Thiago Viegas

Tipologia: Institucional

Cliente: PUC-MG 

Teatros são espaços agregadores por natureza, onde aglomerações de pessoas são não só bem-vindas, como desejáveis, e o Teatro da PUC Minas – Campus Coração Eucarístico, ou Teatro João Paulo II, não é diferente. Uma construção sólida que recebe uma vasta gama de eventos como formaturas, seminários, palestras, aulas e afins há mais de 30 anos. Sua constante utilização exige sucessivas adaptações para manter a edificação adequada à sua demanda e ao espírito de seu tempo. 
A Aptar Arquitetura teve a oportunidade de fazer parte de uma de suas adaptações mais recentes, criando uma cobertura ao longo de toda sua extensão frontal e parte de sua extensão lateral direita. A intervenção visa dotar a edificação de um foyer coberto e aberto em suas faces, uma área de convivência e circulação das pessoas antes, durante e depois da realização das atividades em suas dependências.
Este projeto teve como premissa a criação de um abrigo linear evitando intervenções na edificação existente, tirando proveito de sistemas construtivos leves e industrializados, com o intuito de uma obra limpa e célere. A escolha recaiu sobre uma superestrutura metálica em perfis “I”, que sustentam um engradamento também metálico em perfis “I”, responsável por apoiar uma cobertura em telhas metálicas trapezoidais termoacústicas tipo sanduíche. Sob o engradamento foram previstas pinças metálicas onde foram fixadas peças de madeira laminada colada (MLC/Glulam) certificada, que funcionam como abafadores sonoros além de trazerem a calidez cenográfica exigida pela ambiência desejada. As tábuas de madeira ainda servem como uma falsa superfície horizontal vazada, responsável por ocultar as instalações elétricas de um discreto sistema de iluminação. O conjunto é arrematado por uma testeira contínua em painéis de alumínio composto preto.

© 2020  por Aptar Arquitetura

Avenida do Uruguai, 335, Sala 16 Bairro Sion. Belo Horizonte - MG

Telefone: +55 31 2510-4321 | Email: aptar@aptar.arq.br

Todos os direitos reservados.