PUC-MG - Novo Padrão de Guaritas

Edifício Institucional / Design
 Ficha Técnica:                             
 
Belo Horizonte – MG, 2017

Coordenador: Augusto Ribeiro
Coautoria: Thiago Viegas

Imagens 3D: Thiago Viegas

Tipologia: Institucional / Design

Cliente: PUC-MG 

Durante um recente processo de reformulação de diretrizes da PUC Minas, foi definida a meta de torná-la uma “Universidade Sustentável”, dentro das definições de sustentabilidade. Dentre uma série de medidas a serem tomadas neste sentido, uma delas foi a definição de um novo padrão de guaritas para controle de acesso às diversas unidades e campus da instituição.
A Aptar Arquitetura foi contratada para desenvolver este novo padrão dentro dos parâmetros da sustentabilidade, envolvendo restrições de custos, especificação racional de materiais e logística – construtiva e de transporte. Foi realizada uma extensa pesquisa com fornecedores de todo o país para a especificação de sistemas e materiais que atendam à demanda. Optou-se pela estrutura em LSF (Light Steel Frame), com três possibilidades de vedações: placas cimentícias nuas, placas cimentícias com pintura acrílica ou painéis de madeira certificada.
Após uma análise minuciosa de especificações técnicas, foi definida uma solução construtiva que alia o atendimento das demandas a um resultado arquitetônico notável, um objeto que alia a função de controle de acesso às definições de ser sustentável. O novo padrão de guaritas da PUC Minas representa ao visitante as boas-vindas, símbolo da recepção a uma instituição que caminha no sentido da sustentabilidade.

© 2020  por Aptar Arquitetura

Avenida do Uruguai, 335, Sala 16 Bairro Sion. Belo Horizonte - MG

Telefone: +55 31 2510-4321 | Email: aptar@aptar.arq.br

Todos os direitos reservados.